quarta-feira, 11 de abril de 2012

Customização!!!

Customização

Meninas, a dica de hoje é como dar cara nova á peças que temos em nosso guarda-roupas, através da customização.
A palavra customização é empregada no sentido de personalização, adaptação. Desta forma, customizar é adaptar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém.
Neste caso, nada melhor do que nós mesmas darmos o nosso toque a roupas básicas e com pouca grana usarmos a mesma peça por mais um longo tempo, como se fosse nova.
Segue abaixo algumas idéias do que pode ser feito em saias, vestidos e até sapatos:

                                                                                            VESTIDO CUSTOMIZADO





SAIA CUSTOMIZADA





           
                                         BOLSA CUSTOMIZADA







SAPATOS CUSTOMIZADOS



Com apliques, paetês, pedrarias, tintas de tecido e uma boa dose de imaginação, podemos renovar praticamente todas as peças.
Para as mais habilidosas o crochê também é um aliado da customização, pois como o exemplo da bolsa de praia, podemos fazer bicos, barrados, alças para a bolsa e uma infinidade de coisas. O truque é dar asas a imaginação e fazer de suas roupas uma verdadeira obra de arte!

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
     A palavra customização é empregada no sentido de personalização, adaptação. Desta forma, customizar é adaptar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém. Customização pode ser entendida como sendo adequação ao gosto do cliente.
A customização significa transformar a informação entrante numa informação que seja adequada às necessidades de um indivíduo num determinado instante. Assim, a customização da informação ocorre imediatamente antes do uso.
Trata-se de uma personalização mais simples em relação aos automóveis, diferenciando do tunning que significa uma modificação mais radical do veículo. Mas, existe um conjunto de procedimentos para implementação da customização, por se tratar de um processo onde tem que adequá-lo as características de cada indivíduo e por serem heterogêneos a aplicação se dar de forma diferente.
O termo customização é muito utilizado no mundo da moda para designar peças de roupas compradas prontas e depois modificadas por seus donos para tornarem-se diferentes e exclusivas. As roupas normalmente mais customizadas são as camisetas por permitirem uma variedade de possibilidades, tanto as camisetas básicas do dia a dia e como as chamadas abadás, que funcionam como "camisetas ingresso" para festas, baladas e carnavais. Essas modificações podem ser feitas com recortes, costuras, tingimentos e aplicações.

Neste site você aprende muito sobre como customizar:
http://manequim.abril.com.br/faca-e-use/customizacao/

Para simplificar , as peças tornam-se únicas, presonalizadas, com a sua cara!!!!

Sabe quando você abre o guarda-roupa e não sabe o que vestir? Quando você já está enjoada de todas as suas roupas? Antes de fazer um rapa no armário e doar todas as peças pense bem em fazer uma customização. Isso mesmo! Com alguns itens, tintas, tesoura e uma boa dose de criatividade você pode transformar modelos velhos em novos, peças sem graça em peças cheias de charme!
Vantagens da Customização
- Baixo custo – sai muito mais barato transformar um look usado em um novo.
- Peças exclusivas: na customização a estilista é você! Ninguém vai ter uma blusinha como a sua porque você deu um toque só seu!
- Aproveitamento de roupas usadas como por exemplo aquela calça jeans que você adora mas que rasgou com aquele tombo, ou a roupa usada da sua prima que você não quer que ninguém saiba que ela repassou pra você!

Que roupas posso customizar?
O que você quiser! Desde camisetas básicas até vestidos de formatura, não se esquecendo que também é possível mudar bolsas e tênis do tipo All Star.
Importante: Se você ainda não tem experiência com a customização comece fazendo pequenas mudanças fáceis, até você ir pegando o jeito da coisa e confiança em seu estilo de criar. Deixe grandes mudanças para quando você estiver acostumada. Vale pedir auxílio de alguém que entenda um pouco de costura, ou se for o caso leve a roupa em uma costureira e diga tudo o que você quer que ela faça na roupa.






Gostou destas ideias? Muito mais você encontra aqui:
http://customizando.net/tag/vestidos/

Peças fáceis para começar:
Não tem erro, comece com uma camiseta branca. É a melhor opção para você começar a criar. Você pode cortar as mangas, diminuir o comprimento, mudar o decorte, pintar um desenho com tinta para tecido ou canetas para tecido, fazer tie-dye, bordar ponto-cruz, bordar pedrarias, aplicar botões, aplicar rebites, retalhos, fuxicos ou cordões.

Com isso, a busca por maneiras de se diferenciar das demais pessoas utilizando a criatividade e a individualidade tornou-se um novo conceito de moda.


O legal da história é que tudo pode ser customizado, ou seja, todas as peças que você não usa mais ou porque já enjoou, não gosta, está rasgada, manchada ou surrada pode se transformar em uma peça deslumbrante. A customização pode ser feita de várias maneiras e ser aplicada não somente em roupas, mas também em bijuterias, bolsas, chinelos, biquinis e sapatos. Nas lojas de armarinhos existe um mundo de artefatos para a customização, como botões,retalhos, laços, desenhos, pinturas, colas, apliques, brilhos, bordados, rendas, além disso, para essa técnica vale tudo: rasgar, pintar, cortar, costurar, tingir...lembrando sempre do bom senso.


A vantagem da customização é a reciclagem ou mesmo a personalização das peças que estão encostadas no armário ou mesmo que você ganhou, mas não gostou de algum detalhe. Com a customização de roupas você pode até ganhar um dinheirinho, criando roupas para as amigas, vizinhas, parentes e quem sabe até, toda a sua criatividade pode se transformar em negócio...Customizar é dar nova vida a uma peça que estava em desuso, a customização torna qualquer guarda-roupa contemporâneo, é muito prazeroso de fazer e estimula a criatividade.







Para quem se interessou pela arte da customização, o Instituto Universal Brasileiro oferece o curso de Corte e Costura, nele você aprenderá técnicas de customização e costura, aprenderá do básico desde como costurar um botão até como costurar roupas inteiras, sendo vestidos, calças, saias, roupas masculinas ou infantis. O curso é apostilado e bem ilustrado para facilitar a memorização e aprendizagem, acompanha curso de estilismo com várias técnicas de personalização e criação de novas peças. Para mais informações sobre o curso entrem no site www.institutouniversal.com.br (eu não conheço o curso, mas parece ser bem interessante).

Encontrei algumas ideias legais para fazermos com nossas roupas, lembrando que são sugestões...o que vale é a intenção e a criatividade.

Primeira Ideia:


<><> <><> <><> <><> <><> <><>




antes









depois

Material:

• 1 camiseta de cetim
• 1 pedaço de renda com 40 cm x 1,10 m de largura
• 1 tira de cetim com 80 cm x 1,10 m de largura
• 6 pacotes de paetês, vidrilhos, miçangas e canutilhos com 200 g cada
• tesoura
• linha
• agulha


Como fazer:
Desmanche as costuras laterais da regata e alfinete a tira de cetim na barra da regata para fazer o forro que vai sob a renda.
Desvire a peça e costure a renda a uma altura de 80 cm da bainha do forro.

Prenda a renda no cetim com pontos invisíveis.

Contorne as flores de renda e preencha os espaços vazios alternando os aviamentos.


Dica:
Se quiser, troque a renda por tecidos estampados, que dão um toque descontraído e podem ser usados durante o dia. Aposte no mix de cores e acessórios para incrementar a produção.


Segunda Ideia:







Material:

• 1 vestido tomara-que-caia preto
• 1 tira de chifom estampado com 15 cm x 40 cm
• 1 lenço ou 1 tira do mesmo tecido com 80 cm x 80 cm
• Tesoura
• Agulha
• Linha para costura


Como fazer: 
Corte as tiras do tecido ou lenço no sentido do viés.
Desmonte o forro e as costuras laterais do vestido.
Costure a faixa menor na lateral direita.
Continue a costura na parte superior e inferior do busto direito.
Pare pouco antes de chegar ao centro do vestido.
Faça um drapeado, dê um ponto para segurar e repita o processo no busto esquerdo até alcançar a outra lateral.
Para criar o detalhe do centro, corte o lenço maior na diagonal e faça a bainha. Passe uma das pontas no centro do decote e costure à máquina.
Recoloque o forro do vestido para esconder as emendas.


Além de customizar  roupas , sapatos e bolsas tem a customização em chinelos.
Antigamente os chinelos só eram usados em casa, por que, eles eram considerados muito simples e também os pés ficavam praticamente nus.
Hoje os chinelos são muito usados em todos os tipos de ocasiões, não importando que seja formal ou informal, o fato é que o calçado que antes era discriminado, agora está na moda, e é comum vê-los calçando pés das mais conhecidas celebridades.
Os chinelos ganharam espaço no mundo da moda, por ter começado a ser customizado, ou seja, agora eles podem ser encontrados com diferentes estampas, desenhos, enfeites e acessórios que dão um ar moderno e elegante a eles. A cada estação podemos perceber que as importantes marcas de calçados estão incluindo os chinelos nos seus lançamentos, claro que em cada uma, eles vem com uma modelagem exclusiva de cada grife.
Os chinelos se tornaram uma ótima opção para ser dado como lembranças de casamentos, neles podem vir estampados qualquer tipo de coisa, como: as fotos dos noivos, os nomes dos noivos, desenhos de alianças e por aí vai, além de ser uma lembrança original, os convidados podem até tirar seus sapatos desconfortáveis e colocar seus chinelos customizados, para confortavelmente se divertirem na festa do casamento.
Os chinelos customizados tem centenas de opções a venda nas lojas, onde poderão ser encontradas estampas infantis, femininas e masculinas, com muitas cores, que agradarão a todos não importando a idade ou a ocasião.
Tem os chinelos em pedrarias :
São chinelos bordados nas alças  com pedras e strass.
Usando agulha especial grossa e uma linha de nylon.
Uma técnica para bordadeiras.

E tem os chinelos com fitas e pano:
Este exige um pouco mais de trabalho e paciência, são etapas , corte, colagem,costura e a  mostagem e desmontagem dos chinelos.




E foi esta técnica que eu aprendi.
Minha irmã começou a fazer e eu me encantei, ela me ensinou, fiz alguns ,mas por falta de tempo parei!
Agora retornei com força total.
Estou montando uma coleção para vender ,realmente não tem quem não goste,ficam lindos, delicados e únicos!!
Dão trabalho,mas para mim hoje são terapias!

Todos estes e muitos outros que estou terminando estão à venda no facebook :
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/michellebfacessorios

Ou por email mibaldifaria1@hotmail.com



Havaianas customizada com alças e solado forrados em tecido 100% algodão impermeabilizado.
O modelo acompanha strass no solado e lateral.
Muito confortável e de fácil limpeza, além do acabamento perfeito!!!

***** Mais detalhes, cores e estampas consulte-nos, você escolhe o estilo!!!******

Vc escolhe a numeração e as cores.
 Este é em jeans.

 Dourado com póa ...

Estes de caveiras ficam show e super modernos!!




De oncinha....
 Faço também infantil
É so escolher seu modelos e eu falo!!!

Espero que tenham gostado das dicas de customização!!
Este é o Logo dos meus chinelos:


Beijinhos

** Michelle B. F. Acessórios **

Um comentário:

  1. Adoreeii o blog,seguiindo já!
    Segue o meu? www.garotacapriicho.blogspot.com.br
    Bjoo!

    ResponderExcluir