sábado, 28 de abril de 2012

Combinar os acessórios com as roupas!

Um guia prático para você nunca mais ter
]
dúvida sobre como combinar os tons das roupas


 com acessórios e sapatos!




A moda color blocking (bloco de cores) deixou as roupas ainda mais coloridas e com a possibilidade de uma mistura de tons entre calça, blusa, sapatos e bolsas que antes não caiam bem. Já imaginou usar vestidos azuis com sapatos amarelos? Agora é possível, e o melhor, é tendência garantida para quem quer estar antenada no mundo fashion.
A combinação de roupas diferentes não param por aí: existe também o mix de estampa, tecidos e texturas que é vedete fashion tanto na moda inverno 2011 quanto na moda do verão 2012.

Mas não é só escolher qualquer cor e misturá-las entre si, na vida real esta tendência exige um cuidado especial. Confira um guia prático do que fazer para ficar por dentro sem exagerar:

- Comece montando looks com roupas só de cores quentes ou apenas cores frias.

- Se tiver medo de arriscar, aposte nos acessórios – bolsas e sapatos – coloridos em um visual monocromático. Podendo ser apenas um deles com pitadas vibrantes se você for mais reservada.

- Dourados caem bem com tons quentes, já os prateados com cores friass.

- Vale a pena evitar combinar tons fortes com preto, que destaca a peça colorida além da conta.


Roteiro para entender combinar as roupas sem medo:


Cores primárias

Não são obtidas por nenhuma mistura: azul, amarelo e vermelho.



Cores secundárias

Junção de duas cores primárias: verde (amarelo + azul), violeta (azul + vermelho) e laranja (vermelho + amarelo).


Também são cores secundárias o preto, branco, cinzas e marfins. São coringas e combinam com quase todos os tons. A regra é respeitar a temperatura dos neutros: marfins são quentes e cinzas são frios, já o preto destaca e o branco suaviza as cores.



Não é de hoje que eu acho que jóias e acessórios são os responsáveis por dar um “up” em qualquer visual. São eles que tornam um look diferente e especial.
Do design mais informal aos mais refinados, existem acessórios para todos os gostos. A pergunta é: Como usar?
Algumas regras básicas podem ser seguidas e vão te ajudar a escolher os acessórios mais adequados para você.
Por exemplo, um bom colar pode desviar a atenção dos seus quadris largos. Escolha os que chamam atenção pra eles e que formam uma linha vertical em relação ao corpo. Isso vai ajudar a alongar a silhuenta.
Se você for muito gordinha, então evite acessórios com formas arredondadas e anéis grandes redondos. Essas formas podem aumentar ainda mais suas silhueta.
Geralmente o preto ou cores mais sóbrias e escuras são o melhor pano de fundo para dar total destaque às jóias. Aquele clássico pretinho básico fica ótimo mas, isso não significa que você não pode ousar.
Os tamanhos e modelos exagerados não combinam bem com esse estilo. Se quiser usar peças com mais personalidade, escolha roupas em tons suaves, lisas e retas em harmonia com as cores dos acessórios ou com contraste de cores para dar um ar mais dramático.
Look perfeito: vestidos soltos, colares com ares étnicos e sandálias rasteiras.
Se você é moderna e se identifica com acessórios mais artísticos ou peças arquitetônicas, escolha itens por blocos de cor, corte sóbrio e estruturado.
Look perfeito: Modelagem e cortes geométricos ou estampas cubistas com peças artesanais.

A última novidade fashion é usar braceletes grandes e iguais nos dois braços. Escolha os marrons com padronagem semelhante ao casco de tartaruga com detalhes em metal o maxi-pedras. Misture sempre com um vestido simples sem brincos ou colar para que seus pulsos sejam a estrela principal da produção.
Look perfeito: Drapeados e peças com ar clássico e maxi-braceletes.



Não é de hoje que os acessórios são os responsáveis por dar um “up” em qualquer visual. Eles são capazes de transformar um look básico em ousado e moderno. Os acessórios podem ser o elo de comunicação do nosso estilo para as outras pessoas.

As mulheres têm a vantagem de possuir inúmeros acessórios que contribuem para sua beleza, brincos, pulseiras, colares, tornozoleiras e anéis, são diversos os modelos que existem para todos os tipos de gostos e bolsos, do design mais informal aos mais refinados, do básico ao ousado, porém a pergunta mais freqüente é: Como usá-los?

Muitas vezes na hora de comprar uma bijuteria ou jóia, por mais bonita que ela seja, sempre bate aquela dúvida: será que esse brinco combina comigo? Este colar vai fazer meu pescoço parecer grosso? Será que baixinhas podem usar jóias grandes?

Para estas situações existem algumas regras que podem nos auxiliar na hora de escolher os acessórios que mais combinam com a gente.


O primeiro passo é SEMPRE levar em consideração seu estilo pessoal com o ambiente que você vai freqüentar. NUNCA use uma roupa e/ou acessório que não combina com você e seu gosto só porque está “na moda” ou porque “todo mundo está usando”.

Brincos

Brincos compridos e alongados ficam bem para quem tem pescoço longo.

Quem tem pescoço curto deve preferir os pequenos, pois eles deixam o pescoço “livre” criando a ilusão de serem mais longos.

Quando um brinco for grande e chamar atenção a dica é que só se utilize ele, nada de colares chamativos e pulseiras grandes, muita informação deixa um look poluído.

Quando usa óculos enormes, dispense os brincos ou opte por modelos bem pequenos.



Pulseiras


As pulseiras que ficam “agarradas” no braço não devem ser usadas por quem tem braços e punhos cheinhos. Prefira as soltinhas, de argola, por exemplo.
Pulseira e relógio podem ser usados no mesmo braço, mas um pode “ofuscar” o outro, escolha uma pulseira que combine com a estética do relógio, se não tire o relógio para não ficar uma “arvore de natal”.


cuidado com pulseiras que balançam e fazem barulho quando você mexe os braços ou escreve, isso pode ser deselegante e inconveniente para os outros.



Anéis

Os anéis são os acessórios que eu mais gosto, sempre divertidos, eles podem salvar ou arruinar um look.


O cuidado que devemos tomar é em relação à combinação com os outros acessórios, quando o anel chama muito a atenção (por ele ser grande, diferente), não há necessidade de usar uma pulseira, o visual ficará “over”.

Quando escolhemos usar um acessório chamativo, é preferível que SÓ ele seja chamativo, o restante deve funcionar como figurante, não competindo com a atenção do acessório.

Em qual dedo usar? Isso varia muito de acordo com cada pessoa, algumas só usam anéis no dedo polegar, mas um anel de pedra, por exemplo, não fica elegante usar neste dedo, os anéis maiores e com grandes pedras devem ser usados nos dedos do meio e indicador, para que não atrapalhe ao manusear objetos com as mãos.


Muitos anéis podem “pesar” a produção. Prefira usar um que chame atenção e, no máximo, mais um que seja uma aliança ou modelo discreto. Se quiser usar mais anéis na mesma mão, eles dever seguir uma mesma estética e combinar um com o outro.

Não se esqueça de levar em consideração o tamanho da sua mão, a largura dos dedos e a cor do esmalte na hora de decidir qual anel usar. Os 3 itens devem estar em harmonia.

Outras dicas importantes…

Mulheres baixinhas devem preferir as pequenas e tomar cuidado para não usar tudo (brinco, colar, pulseira, anel) ao mesmo tempo. Escolha um acessório de peso para brilhar e só.
As altas têm mais liberdade para usar peças grandes, mas nada de poluição.


Para disfarçar alguma parte do corpo, barriga, busto, pescoço, braços, por exemplo, a dica é NÃO utilizar nenhum acessório nesta parte e sim desviar atenção para os pontos que você quer destacar. A mulher deve procurar valorizar a parte do corpo de que gosta mais.


Fazer misturas e combinações é válido, mas é preciso cuidado. Quem está acostumada a usar muitos acessórios de uma só vez tem seus segredos. Opte por um brinco OU um colar grande, nunca os dois. Estar chique não é o mesmo que estar caracterizada.

O legal da moda é poder mudar e variar… experimentar e criar novas combinações, mas o mais importante é sempre levarmos em consideração nosso estilo e conforto.




como combinar acessórios com vestidos de tons
 neutros para diferentes ocasiões

Nude
Esportivo: quem usar peças com tons de nude deve optar por sapatilhas do mesmo tom. Para não ficar monótono, escolha modelos que tenham recortes, furinhos ou brilho. Sandálias baixas e coloridas, como fúcsia e turquesa, também são boas opções.

Coquetel: uma situação mais formal pede sapatos com enfeites de metal ou estampas de cobra, que mesmo timidamente, começa a ganhar espaço como uma boa escolha pela textura e pela padronagem. Os tons rosados são as melhores opções. 


Noite:
em festas ou casamentos, vestidos longos na cor nude podem ser combinados com sapatos que também estão nessa gama de tons de pele.

Quanto aos acessórios, Gloria enfatiza que tons prateados, bijoux com strass, pérolas ou em ouro rosa podem ser usadas no dia a dia e com o traje coquetel. "À noite aposte nos tons de roxo, nas ametistas ou joias com pedras de tons fortes, como safiras e rubis, que dão cor ao look", diz ela.

Branco

Esportivo: opte por vestidos de algodão ou por peças separadas, como ternos. E combine com sandálias baixas, saltos grossos, de madeira ou alpargatas com aspecto rústico. Arremate com acessórios dourados, pulseiras coloridas de diferentes materiais ou pedras como turquesa e coral. Adereços com acamento em couro também são permitidos.
Coquetel: o ouro amarelo "sempre dá certo", segundo Gloria. Nos pés, vá de sapatos metalizados, com detalhes dourados, ou para quem preferir uma estampa animal, a cobra pode entrar mais uma vez, aqui, com um tom acinzentado.


Noite:
nos pés, abuse de modelos metalizados, "do prateado ao cinza chumbo, passando pelo grafite", todos são bem-vindos. Saltos maiores também são permitidos. Nas joias ou bijuterias, quanto mais brilho melhor. Brilhantes e strass cumprem bem esse papel.



Preto
Esportivo: no dia a dia e no ambiente de trabalho, combine com sandálias e sapatilhas de couro marrom (escolha mais sóbria) ou vermelho, laranja, azul e verde, para as que preferem pontos de cor. Argolas prateadas e pulseiras coloridas podem ser usadas sem medo.

Coquetel: o tão comentado tubinho preto é
super versátil e pode ser usado de várias formas. "Vai das pérolas aos porcos", brincou Gloria, que alertou: "acessórios dourados aqui devem ser evitados". As melhores opções, além dos prateados e brilhantes, são os colares ou brincos com pedras coloridas - juntas ou em um único tom.

Noite: nos eventos black-tie, o vestido preto pode ser acompanhado por sandálias de cores fortes, como o vermelho - em saltos altos, claro. Joias grandes e maxicolar são permitidos, assim como misturar diferentes tipos de pedra, pérolas e brilhantes. Sapatos com detalhes coloridos também são uma saída para quem não quem um modelo tão clássico.


Colares

As gargantilha e coleiras ficam bem para magras de pescoço fino e longo. Quem está acima do peso deve evitar esse modelo, pois ele “achata” o pescoço.

Colares muito decorados pedem roupas com pouco ou nenhum detalhe.

Colar de muitas voltas chama atenção e agrega volume ao colo, use se você quer chamar atenção para esta área.

Sobreposições de vários colares de diferentes materiais nem sempre funcionam. Prefira usar um que chame atenção do que vários que vão se “perder” no meio de tanta informação.

Como combinar acessórios com seu tipo físico


Na hora de comprar uma bijuteria ou jóia, por mais bonita que ela seja, sempre bate aquela dúvida: será que esse brinco combina comigo? Este colar vai fazer meu pescoço parecer grosso? Será que baixinhas podem usar jóias grandes? Pensando nisso, criamos um guia para te ajudar a fazer escolhas certas e seguras. Confira:

Brincos

  • Os compridos e alongados ficam bem em quem tem pescoço longo
  • Quem tem pescoço curto deve preferir os pequenos
  • A combinação de brinco pequeno + colar elaborado + pulseira + anel médio é super harmônica
  • Cuidado para a tonalidade do brinco não “brigar” com a cor do cabelo, principalmente se os fios forem ruivos. 

Colares

  • Os do tipo coleira ou gargantilha ficam bem para magras de pescoço fino e longo. Quem está acima do peso deve evitar esse modelo.
  • Cordão muito decorado pede blusas com poucos detalhes.
  • O modelo em forma de Y alonga pescoço e colo, é o melhor para as mais “cheinhas”.
  • Colar de muitas voltas proporciona volume ao colo. O ideal é limitar-se a 2 voltas.
  • Sobreposições de vários colares de diferentes materiais nem sempre funcionam. Prefira usar um que chame atenção do que vários que vão se “perder” no meio de tanta informação. 

Pulseiras

  • As do tipo escravas não devem ser usadas por quem tem braços e punhos cheinhos. Prefira as soltinhas, de argola, por exemplo.
  • Pulseira e relógio podem até ser usados no mesmo braço, mas um pode “ofuscar” o outro. A melhor opção é colocar um em cada braço.
  • Cuidado com pulseiras que balançam e fazem barulho quando você mexe os braços ou escreve! 

Anéis

  • Pulseira e anel devem se equilibrar. O ideal é usar um anel em uma mão e a pulseira na outra.
  • Muitos anéis podem “pesar” a produção. Prefira usar um que chame atenção e, no máximo, mais um que seja uma aliança ou modelo discreto.
  • Pense no tamanho da sua mão, na largura dos dedos e na cor do esmalte na hora de decidir qual anel usar. Os 3 itens devem estar em harmonia. 

Jóias grandes x jóias pequenas

  • Mulheres baixinhas devem preferir as pequenas e tomar cuidado para não usar tudo (brinco, colar, pulseira, anel) ao mesmo tempo. Escolha um acessório de peso para brilhar.
  • Já as altas têm mais liberdade para usar peças grandes, mas também não precisam ser uma árvore de Natal! Equilibre suas proporções evitando colares e brincos muito longos.
  • Quem está acima do peso ou quer disfarçar alguma parte do corpo (barriga, busto, braços ou pescoço, por exemplo) não deve usar nenhuma jóia naquela parte. Desvie a atenção para seus pontos fortes.



COMBINANDO ECHARPES E LENÇOS

Unindo o útil ao agradável, servindo tanto para complementar modelitos mais básicos quanto para aquecer no outono/inverno, os lenços e echarpes são uma aposta certa para trazer estilo às mulheres antenadas.

Em inúmeras cores, estampas, cortes, tamanhos, formas e maneiras de usar, agregam elegância, sofisticação e modernidade aos visuais e complementam as peças básicas e de outras estações. Com tamanha versatilidade, os lenços podem ser  usados em várias partes do corpo como pescoço, ombro, colo, cabeça, cintura e até mesmo amarrados em bolsas (se for um lenço mais curtinho).

lenco1
lenco3

lenco7


Porém, preste muita atenção no detalhe! Sempre que o lenço é estampado, a blusa é lisa,  ou vice-versa, afinal de contas, você não quer estampas brigando entre si na composição do seu visual.

Outro ponto forte ótimo dos lenços e echarpes, é que eles podem ser utilizados a favor do seu corpo. Veja

  • Mulheres com poucos seios podem optar por lenços maiores, pois estes criam volume na área do busto.
  • Já mulheres mais avantajadas, devem optar por lenços mais curtinhos, que amarram no pescoço e desviam a atenção do busto.
  • Para afinar a silhueta e dar uma impressão de estatura mais alta, é super válido brincar com ilusão de ótica ao utilizar uma echarpe bem longa sem nenhuma amarração. Só colocada por cima do pescoço. As duas tiras longas da echarpe darão formas mais longilíneas ao corpo.



Não é de hoje que as celebridades desfilam por aí com lenços e echarpes que dão um estilo a mais no visual e deixam você sempre na moda. Mas até mesmo as celebridades erram no momento de combinar lenços e echarpes com o restante das peças. Veja alguns erros e acertos das famosas e aproveite para aprender dicas de como usar lenços e echarpes para não fazer feio por aí.

A grande vantagem de usar lenços e echarpes é a variedade de estampas, tamanhos, modelos e cores diversas que podem ser combinadas com qualquer look e dar aquele ar todo especial e charmoso ao visual.

Os lenços, em sua maioria, já possuem um tamanho médio ideal para ser ajustado no pescoço, enquanto as echarpes já podem ser maiores e amarradas em diversas partes do corpo como cintura, cabeça ou colo, por exemplo. O que vale é sempre utilizar a criatividade e combiná-los com peças como jaquetas, sobretudos, camisetas básicas, batas, camisas, camisetes, etc.

As dicas de como usar lenços e echarpes depende do corpo de cada mulher. Uma sugestão para quem possui seios médios ou pequenos é usar lenços grandes e compridos (e se forem estampados, melhor ainda), pois realçam o volume dos seios. Já para o contrário (quem possui seios grandes), vale a regra oposta: use lenços curtos amarrados no pescoço.

Se você não gosta de volume, as echarpes feitas com tecidos leves são ótimas opções para dar um charme a mais se amarradas de ladinho no pescoço. Outra forma de usar a echarpe é em forma de gravata…Fica um arraso!

Abuse das combinações, mas tome cuidado com as estampas: quando quiser usar um lenço ou echarpe estampado, combine sempre com roupas básicas e sem muitos acessórios grandes. Vale até mesmo usar lenços em bolsas para realçar um pouco a combinação!

Outra vantagem dos lenços e echarpes é que podem ser amarrados de diversas formas. Dá para fazer nós, enrolar no pescoço, usar como cachecol ou tentar algo diferente. O que vale é usar a imaginação e combinar com algumas técnicas.

Em algodão fino ou lã aconchegante, as écharpes e os cachecóis são o acessório perfeito para os meses mais frios do ano, sendo possível fazer a transição de uns para os outros à medida que a temperatura desce e o Outono dá lugar ao Inverno. Ideal para completar qualquer visual e aquecer as mais friorentas, a versatilidade das écharpes e cachecóis permite que os mesmos possam ser usados de várias maneiras.
** Michelle B. F. Acessórios **

Nenhum comentário:

Postar um comentário